Uma cosmovisão cristã contemporânea confessional

Os pais da Igreja buscaram compreender como as ideias dos pensadores expressavam o Logos em suas épocas, devemos fazer o mesmo

| 24/11/2016 | 0 Comentários

O Θεός adjunto do λόγος sempre existiram em sua atemporalidade eterna, geraram o metatempo em seus estados absolutos de processamento abstrato, estabelecendo o metatempo emanaram os anjos, entes imateriais que possuem o livre arbítrio no agir.

Alguns destes entes se levantaram contra Deus, e se tornaram entes decaídos, já que não há penumbra na ausência de materialidade, aqueles que rompem com o Θεός-λόγος na esfera metafísica agem em estados absolutos, já que discernem plenamente, ao negar a luz, se jogaram totalmente na escuridão, sendo assim esses anjos maus se tornaram maus em essência, não suportando mais a luz divina, se condenando assim ao eterno afastamento da Luz Primordial.

Em algum instante deste metatempo o Θεός por meio do λόγος gerou a emanação do mundo material, a essência do mundo material se estabeleceu em perfeição e harmonia de leis, as quais são manifestação do λόγος, o qual é o fundamento do mundo natural.

A matéria boa em si mesma é mais simples que o espírito divino que lhe procederá, seria uma perda de potência do ente absoluto ? Evidentemente que não, o ser ontologicamente absoluto e perfeito criador a partir do nada-material fez o ato primordial em manifestação do αγάπη ( ágape- amor divino) para com sua criação, o que seria um ato de ganho de potencia, mas não,  já que a somatória não gera transição efetiva no todo, não há variação de estado em essência.

O λόγος se manifesta pelo oque sabemos no mundo material em 4 leis: O Electromagnetismo, a gravidade, a força nuclear forte e a nuclear fraca. Essas leis geraram um Universo com estrelas, planetas e luas.

Tais leis produziram certos planetas rochosos com água líquida e boa distância de sua estrela, oque possibilitou que o λόγος por meio dessas leis produzisse a sua mais bela sinfonia, a vida.

É provável que o λόγος tenha assim gerado uma ampla gama de biosferas, a base de carbono e talvez até silício, todas as 4 leis conjuntas geraram mais uma manifestação do λόγος, o λόγος μεταμόρφωσις ( O Logos metamorfoses), por meio dele a sinfonia da perfeição das formas de vida se manifestaram de modos distintos ao longo das eras.

O Θεός-λόγος tem mais uma ação, sendo essa única, um desses seres e tomando e modificado, sendo nele infundido uma essência imaterial advinda do próprio Θεός, dando lhe o poder de contemplar e indagar.

Deus deu a este ente composto de corpo-alma, semelhante aos animais na materialidade e a Deus na imaterialidade, o livre arbítrio, ele portador do λόγον ἔχον, um animal racional. Mas ele e sua companheira, dele tirada, eram inocentes.

Θεός desativou o λόγος μεταμόρφωσις e os animais viveram de modo único em toda a história da vida, as teias alimentares se dissolveram e todos viveram como um só. O homem e sua mulher foram enganados por שָּׂטָן ( Satanás) ao darem lugar para o mal, ao se afastarem na Luz Primordial.

Não estando o homem e sua mulher em estados absolutos de imaterialidade, eles entraram em um estado de penumbra, em que existe o bem e o mal neles, o Θεός restabeleceu o λόγος μεταμόρφωσις, o mal permite que o πάντα ῥεῖ ( o constante fluir da materialidade) se impusesse sobre o homem, ele agora passou a sofrer as mudanças do mundo material, decaindo materialmente e morrendo.

Os homens se esqueceram de Deus ao longo das gerações, e começaram a adorar o mundo natural e clamar a seus antepassados mortos, os homens viviam em orgias, comiam carne crua muitas vezes, e eram bárbaros, a penumbra havia lhes tornado ignorantes, habitavam em cavernas e se dividiam em muitas raças, quase todas pereceram pela ignorância ou pelo λόγος μεταμόρφωσις, que agora punia os homens pelos maus que cometiam.

Deus teve misericórdia dos homens e os iluminou o saber, parte das trevas se dissiparam, houve homens que a buscaram o Θεός, houve cidades, os homens entraram em decadência novamente, Deus os puniu com o dilúvio, A Luz Primordial brilhou novamente sobre os homens e começou a civilização.

Os homens receberam revelações de Deus,  pela fé e pela razão, em Jerusalém e em Atenas. O Θεός em um ato do αγάπη mandou encarnado ao mundo o λόγος, este chamado  Ἰησοῦς  Χριστός (Jesus Cristo) foi morto pelos homens, mas ressuscitou, tendo feito muitos milagres, já que ele como o λόγος domina as leis do mundo natural.

Eis a nossa época, o mundo material de natureza finita convergirá para o Θεός, já que não pode subsistir para sempre, quando for o tempo o Θεός-λόγος julgará cada homem, se em sua essência, se na penumbra, prevaleceu a luz ou as trevas, o bem ou o mal, vendo assim se em sua jornada ele buscou a fé, boas obras e virtudes ou descrença, obras iníquas e vícios.

Sendo assim ele verá qual estado absoluto cada um tomou no momento em que sua materialidade se separou da alma, se inclinado as trevas, trevas absolutas, se inclinado para luz, Luz absoluta, se tornando semelhante aos anjos ou aos demônios.

Tags: ,

Categoria: Cristianismo

Paulo Felipe

Sobre o(a) Autor(a) ()

Acredito que a busca da Verdade e da Ordem é o fundamento pra todas as coisas, tenho interesses diversos, de Matemática a Teologia, vejo que todo conhecimento verdadeiro expressa o próprio Λόγος(Logos), portanto são superiores a todo a superficialidade das demais coisas, que são palha e cinza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas