Sociologia e Ecologia: Um diálogo interdisciplinar

ecologiaÉ realmente importante reavivar para a nova geração o debate sobre a crise ambiental provocada pelo progresso tecnocientífico desordenado e suas alarmantes consequências globais. O cuidado em difundir o conhecimento da exploração desmedida dos recursos naturais, que leva à deterioração do meio ambiente, além do rápido crescimento demográfico, escassez de alimentos e esgotamento de recursos não renováveis, é fundamental para a formação integral do educando em relação à sociedade onde vive – faz-se assim importante constituir um diálogo interdisciplinar entre a Sociologia e a Ecologia.

Ambas as disciplinas permitem refletir acerca da crise dos paradigmas das ciências – decorrente das mudanças profundas e rápidas das sociedades capitalistas – e também da forma de organização social da produção e do consumo em relação aos ambientes físico-naturais da vida societária. Seja dito também que este diálogo não se esgota na crise das relações homem-natureza vista dessa maneira, pelo contrário, sua amplidão se renova a medida que o próprio relacionamento do homem com a natureza se modifica.

Assim, a integração entre a Sociologia e a Ecologia torna o ambiente escolar capaz de conduzir os educandos a um pensamento amplo acerca das questões apresentadas. Já em 1996, no XVIII APIPSA (Encontro Nacional da Associação de Projetos Interdisciplinares de Pesquisas Sociais em Agricultura), em Capina Grande, Gian Mario Giuliani apresentou que “as duas ciências, mesmo mantendo seus próprios campos científicos e seus próprios objetos, apresentam afinidades surpreendentes”.

Por que então, nas escolas, quando houver espaço para a interdisciplinaridade, não ofertar preferencialmente disciplinas como a Sociologia do Meio Ambiente e a Ecologia Social a fim de, dessa maneira, educar jovens para criar soluções acerca dos problemas complexos sócio-ambientais? Espero sinceramente que cada mais vez entendamos a importância desse debate, quer dizer, ecológico, sociológico e sobretudo interdisciplinar.

Tags: , , , , , ,

Categoria: Biofilia, Ecologia, Pedagogia

Natalia Cruz Sulman

Sobre o(a) Autor(a) ()

Estudante de Filosofia (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), tenho paixão pelo mundo. Busco conhecer a vida em seus mais íntimos aspectos: desde a origem do primeiro ser ao que está se desenvolvendo no imensurável circulo existencial. Prezo pela comunicação afetiva e verdadeira e, através de tais encantos, vivencio a Palavra em seus mais profundos aspectos, isto é, o conhecer e o comunicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas